Parque da Jaqueira ganha núcleo de educação ambiental 

Um espaço criado para envolver as crianças e os adolescentes, e despertar neles a consciência ecológica. Esse é o novo núcleo de educação ambiental construído pela prefeitura no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife.

A unidade, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), começa a funcionar nesta quinta-feira (30), com uma programação especial e repleta de brincadeiras para a garotada. A inauguração acontece às 9h.

O Econúcleo Jaqueira, como é chamado o equipamento, abriga atividades educativas permanentes. Para isso, ele dispõe de uma sala interativa, onde a criançada se diverte com um passeio virtual por 12 pontos do Jardim Botânico e seis diferentes tipos de jogos digitais que exploram a temática ambiental. Na área externa de quase 220 m², são realizadas brincadeiras de tabuleiro em tamanho real, contação de história e esquetes teatrais.

“Criamos um local para as pessoas terem vivencias ambientais e também para trabalhar diversas temáticas, como resíduos sólidos, biodiversidade, preservação do verde e sustentabilidade. É uma ferramenta para estabelecer novas práticas e envolver a sociedade na busca por uma cidade sustentável e ambientes conservados”, diz a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa, ressaltando que este é o segundo econúcleo criado pela SMAS. O primeiro funciona no Jardim Botânico desde 2013.

O centro educativo da Jaqueira também conta com um pequeno viveiro de mudas nativas e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e micro-organismos que transformam restos de alimentos em adubos). Esses espaços visam promover práticas ambientais, como a coleta seletiva, reutilização de materiais recicláveis e orgânicos, e valorizar a arborização urbana com o uso de espécies da Mata Atlântica.

Realizada por meio de uma compensação ambiental do Real Hospital Português, a obra representou um investimento de R$ 800 mil e é um exemplo de edificação sustentável. Na sua estrutura, são usados materiais como piso de madeira plástica, telhas de garrafa PET, madeira certificada, torneiras com arejador, lâmpadas Led, mobiliário de madeira reciclada, além de sistemas de captação de água da chuva e de energia solar.

“O econucleo é um equipamento educativo. Por isso, desde sua concepção, optamos por fazer um espaço todo sustentável. Ou seja, com arquitetura e construção que causassem o menor impacto possível ao meio ambiente e a energia fosse limpa. Tudo para reduzir o uso de recursos naturais. O econúcleo também é um exemplo para que as pessoas possam adotar algumas soluções ecoeficientes nas suas casas”, concluiu Cida.

Funcionamento

O centro funcionará de quinta a domingo, e nos feriados, sempre das 9h às 17h, com intervalo para almoço. Os dias úteis serão dedicados a receber os estudantes das escolas municipais da rede pública e privada. Essas visitas precisam ser agendadas com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 3355.5808. Já nos fins de semana e feriados, a unidade se dedicará a atender o público do parque.

Jardim Botânico

Em funcionamento desde julho de 2013, o Econúcleo do Jardim Botânico conta com TV para exibição de filmes ambientais, estante com livros infantis, jogos educativos e laboratório de pesquisas. O local, com 50 m², é utilizado pelos monitores do parque para atividades com os visitantes, a exemplo de contação de histórias. A decoração do equipamento cria um ambiente lúdico feito para envolver as crianças na temática ambiental.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife