Dilma reúne centrais sindicais para tratar do fator previdenciário

Por ocasião do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a presidenta Dilma Rousseff recebe nesta quinta-feira (30), no Palácio do Planalto, lideranças das centrais sindicais da CTB, CUT e Intersindical.

Dilma reafirmou o apoio à questão da correção da tabela de Imposto de Renda, antiga reivindicação das principais centrais do país que pleiteia do governo uma correção maior. Além da revisão do fator previdenciário que a presidenta comprometeu abrir uma mesa de discussão sobre o tema, ainda se debateu sobre o desembolso do governo com o seguro-desemprego.

A pauta oficial da reunião não foi divulgada. Mas, segundo fontes, a reunião foi convocada na tarde de quarta-feira (29) e a pauta é a formação de um grupo de trabalho quadripartite para discutir medidas para a Previdência Social, em especial a substituição do fator previdenciário.

O fim do fator previdenciário é uma reivindicação das centrais e uma promessa de campanha da presidenta Dilma. Criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1999, o fator previdenciário retarda aposentadorias e reduz o valor dos benefícios dos trabalhadores que se aposentam.

Outro tema que certamente será abordado é o projeto de regulamentação da terceirização, o PL 4330, que tem sido duramente rechaçado pelas centrais, que cogitam até a realização de uma greve geral, caso a proposta passe no Senado da forma como está.

Do Portal Vermelho, com informações de agências