Procurador pede prestação de contas da PF sobre Lava Jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal), defendendo que a Polícia Federal preste contas semanalmente ao Ministério Público sobre suas movimentações no caso.

Rodrigo Janot Procurador-geral da República

No pedido encaminhando ao ministro-relator do caso, Teori Zavascki, o procurador defende que o relatório permitiria "o acompanhamento pari passu da investigação" e evitaria prorrogações de prazos, respeitando assim o Estado Democrático de Direito e a hierarquia das instituições.

O documento pede ainda que "seja determinado à autoridade policial que somente execute as inquirições pendentes mediante prévio ajuste com o procurador-geral sobre tempo, local e configuração dos respectivos atos".

A ação de Janot é resultado da disputa entre policiais federais e procuradoria da República nas investigações da Operação Lava Jato. A tensão entre as instituições tornou-se pública e ocupou espaço na grande mídia. Diante o impasse gerado, a pedido do Janot o miniostro Zavascki decretou a suspensão dos inquéritos.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação “com os prejuízos à investigação criminal e o atraso de diligências em cerca de nove inquéritos da Operação Lava Jato".

Leia também
Crise entre PGR e PF suspende investigação de políticos da Lava Jato

Fonte: Brasil 247