Deputado russo elogia BRICS e diz que G7 é “clube dos EUA”

Aleksei Puchkov, a maior autoridade em política externa da Duma, câmara baixa do Parlamento russo, disse nesta terça-feira (5) que a Rússia está mais interessada em expandir a cooperação dentro do grupo Brics ao invés de construir relações com o Grupo dos Sete (G7) países mais industrializados do mundo.

Representantes do G7 reunidos em Bruxelas

"[A cúpula do] G7 que a Alemanha sediará em junho se transformou em um clube dos EUA e de seus aliados mais próximos. Ela não tem espaço para a Rússia nem para a China", escreveu Pushkov, presidente do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma, em sua conta no Twitter.

Fazem parte do G7, além dos EUA, Alemanha, França, Canadá, Reino Unido, Japão e Itália.

Os países do Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — representam cerca de 26% da área geográfica do mundo e abrigam, aproximadamente, 42% da população global.

Tuíte de Aleksei Puchkov sobre Brics e G7

Em 2013, a quota do comércio mundial do Brics foi de 16,1%; a de gastos militares foi de 10,8%; e a de produção de recursos energéticos não renováveis foi de 40,2%.

O mercado consumidor do grupo é o maior do mundo, crescendo em cerca de US$ 500 bilhões por ano. A Rússia assumiu a presidência do Brics em 1º de abril deste ano, e sediará em 8 de junho a primeira reunião parlamentar dos países membros. O país também receberá a Cúpula do Brics na cidade de Ufá, em julho.

Fonte: Agência Sputnik