Margaridas em marcha debatem propostas para mulheres rurais

A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e representantes das entidades parceiras da Marcha das Margaridas participam da Oficina de Construção de Propostas de Políticas Públicas para Mulheres Rurais para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e Pautas Estruturantes da Marcha das Margaridas 2015. O evento que começou nesta segunda-feira (4) segue até quarta-feira (6) no Centro de Estudos Sindicais Rurais (Cesir), em Brasília.

Margaridas debatem pauta da mulher rural - Contag

“Este é um momento de diálogo aberto, de olho-no-olho entre todas nós companheiras na luta pela garantia dos direitos das mulheres e pelo combate a todos os tipos de violência contra as mulheres brasileiras. O objetivo é construir as propostas para que a nossa incidência no próximo Plano Plurianual do governo seja feito de maneira articulada e que traga resultados efetivos”, afirmou a secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas.

Na manhã desta segunda-feira(04), as margaridas discutiram a conjuntura política no Brasil e no Congresso Nacional e o papel da Marcha das Margaridas nesse contexto. A análise foi apresentada pela representante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Nalu Faria, e pela assessora parlamentar da Contag, Adriana Fetzner.

O representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Simões, palestrou sobre a Metodologia de Construção do PPA 2016-2019; já a representante do Ministério do Planejamento, Isadora Lacava, fez um resgate das ações de políticas públicas vigentes para mulheres.

O encontro também contou com a participação das representantes dos ministérios da Saúde Katia Souto e Nubia Nunes; do Desenvolvimento Agrário, Célia Watanabe; da Secretaria de Políticas para Mulheres, Raimunda Damascena e do Ministério do Desenvolvimento Social, Lilian Rahal. Elas avaliaram os caminhos percorridos nos últimos anos com relação à efetivação de políticas públicas para mulheres.

Nesta terça-feira (5) as margaridas vão avaliar as pautas das marchas anteriores, os avanços e as questões recorrentes que ainda desafiam a luta das mulheres. As participantes trabalharão em grupos para apresentar as definições de questões estruturantes que serão articuladas pela Marcha das Margaridas frente ao PPA 2016-2019.

No final do dia será realizado o lançamento da campanha de arrecadação para a Marcha das Margaridas pela internet, além de reunião da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais sobre a implementação da paridade na Contag.

O último dia de oficina será dedicado à discussão das questões operacionais da Marcha das Margaridas, momento em que as participantes discutirão agendas, programações das jornadas temáticas, processo de mobilização, ornamentação do Estádio Mané Garrincha e aprovação do Plano de Comunicação da marcha.

Do Portal Vermelho, com Contag