Luciana Santos apoia realização do 12º Seminário LGBT 

A Comissão de Ciência, Tecnologia da Câmara, aprovou nesta quarta-feira (6), requerimento da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) para realização da 12ª edição do Seminário LGBT, que discutirá temas relacionados à disseminação do discurso de ódio na sociedade e no ambiente virtual, seus impactos na sociedade e as formas de enfrentamento voltadas para uma nova cultura de empatia. 

Luciana Santos apoia realização do 12º Seminário LGBT - Agência Câmara

“Acho que é muito saudável que essa Casa se preocupe com qualquer tipo de manifestação que potencialize o preconceito. Esse é um debate que enseja vários aspectos e o fundamental é que a gente ajude a combater o discurso do ódio e desenvolver a cultura da paz”, defendeu a deputada.

Sob o tema “Nossa vida d@s outr@s – A empatia é a verdadeira revolução”, o seminário acontecerá nos dias 20 e 21 de maio de 2015, no Auditório Nereu Ramos, das 9 às 18 horas e contará com a participação de representantes do Governo Federal, da sociedade civil e de especialistas em Comunicação, Direito e Cidadania, Cultura, Educação, Sexualidade, Saúde, Psicologia.

“É fundamental que possamos defender aquilo que é o principal legado do povo brasileiro, que é um povo miscigenado e que, apesar dos preconceitos, não é intolerante. O respeito e o convívio saudável entre os diferentes devem ser estimulados e o diálogo é o melhor instrumento para que a gente possa garantir que o legado da multiculturalidade do nosso povo, que talvez seja um dos grandes feitos da construção da nossa nacionalidade, não se perca no caminho”, avaliou.

Entre os convidados para as quatro mesas de debates estão o escritor e humorista Gregório Duvivier; o jornalista Leonardo Sakamoto; a doutora em Educação e primeira travesti a ingressar num doutorado no Brasil, Luma Andrade; a psicanalista, jornalista, escritora e integrante da Comissão Nacional da Verdade, Maria Rita Kehl; a ativista transexual feminista Maria Clara Araújo; e os pais do adolescente Peterson, morto recentemente após agressão homofóbica que sofreu por ser filho de um casal gay.

O evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) em conjunto com as comissões de Cultura, Educação, Legislação Participativa, Seguridade Social e Família, Relações Exteriores e Defesa Nacional e a Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Luciana Santos