Crise financeira das universidades será debatida na Câmara 

Com o objetivo de discutir a situação financeira das universidades, será realizada audiência pública, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (7). A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), proponente do evento, afirma que não se pode permitir encolhimento da política de expansão universitária no país. 

Crise financeira das universidades será debatida na Câmara

“A discussão sobre o momento de crise econômica que passa o país nos leva a colocar um foco sobre as universidades federais brasileiras para que possamos impedir um encolhimento da política de expansão universitária. É preciso transformar os recursos das universidades em recursos incontigenciáveis, ou seja, que eles não sofram cortes”, ressalta a deputada.

Alice afirma que é preciso buscar solução imediata para a atual crise das universidades. “Este governo garantiu a expansão universitária no país e muito me orgulha entrar nas universidades públicas hoje e observar que na primeira fila tem sobrenomes ‘dos Santos’ e ‘da Silva’, pois não havia negros e estudantes oriundos das escolas públicas em números significativos nessas instituições. Para fazer valer essa vitória, é preciso garantir que haja uma suplementação de recursos para as universidades brasileiras”, destaca a parlamentar.

Dinheiro da Educação

No mês passado, ao dar posse ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a presidente Dilma Rousseff disse que as medidas do ajuste fiscal não irão atingir os programas essenciais do setor. “Garanto às brasileiras e aos brasileiros que a necessidade imperiosa de promover ajustes na nossa economia, reduzindo despesas do governo, não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação”, disse.

O Orçamento de 2014 destinou R$ 2,6 bilhões ao custeio das universidades federais, e o deste ano prevê R$ 3 bilhões. Mas em janeiro e fevereiro deste ano, os repasses para o Ministério da Educação foram reduzidos para o equivalente a 1/18 do orçamento anual. Em março, as universidades conseguiram negociar com o governo e elevar o repasse para 1/12, que corresponde ao valor cheio do mês.

Participarão do debate o representante do Ministério da Educação (MEC), Antônio Simões Silva; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Targino de Araujo Filho; o presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação), Eduardo Rolim de Oliveira; o coordenador-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (Fasubra), Paulo Henrique Rodrigues dos Santos; e a vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mitã Chalfun.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal