Câmara homenageia comunidade muçulmana 

A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (8), a partir das 15 horas, Sessão Solene em homenagem à Comunidade Muçulmana do Brasil. A atividade reunirá representantes da religião Islâmica de todo o país e tem entre seus objetivos o debate sobre a liberdade de culto, a intolerância religiosa e o respeito à diversidade cultural. 

Câmara homenageia comunidade muçulmana

O deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), requerente da Sessão Solene, explica que a comunidade muçulmana, uma das mais antigas do país, tem exercido participação significativa na vida política, econômica e social do Estado Brasileiro de forma crescente.

“A sessão ocorre em um momento peculiar do cenário político internacional. Há uma grande deformidade em relação aos muçulmanos e a religião islâmica que prega a harmonia e a paz”, afirma o deputado.

Entidades islâmicas estimam a existência de cerca de 1,5 milhão de muçulmanos no Brasil, incluídos os brasileiros convertidos. O grande número de brasileiros convertidos ao islã fez com que centros islâmicos tradicionalmente presididos por muçulmanos de origem árabe passassem a ser presididos por brasileiros. “Nada mais justo, que a Casa do Povo, em Sessão Solene, preste uma homenagem a essa importante e significativa parcela da população brasileira”.

O parlamentar também é autor do Projeto de Lei que assegura o direito ao uso de vestimentas ou paramentos religiosos— como véu, lenço, solidéu, taquia, quipá, filá, turbante, colares ou guias — em locais públicos. Recentemente, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho declarou o apoio da entidade para a aprovação do projeto.

Segundo Wadson, o projeto reforça a ideia de que o Estado brasileiro é laico, mas abriga em seu território as mais diversas manifestações e culturas religiosas. “É um projeto pensado para as várias religiões que são praticadas em nosso país. Nosso propósito é inibir qualquer forma de preconceito e, ao mesmo tempo, garantir em lei o direito de todos os cidadãos”, afirma.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Wadson Ribeiro