Putin denuncia tendências contra estabilidade mundial

O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou, neste sábado (9), que as tentativas de criar um mundo unipolar e o pensamento de força de bloco minam a estabilidade mundial. Ele reclamou um sistema de segurança igualitário para todos os Estados.

Vladimir Putin

Ao falar como comandante em chefe das Forças Armadas no preâmbulo do desfile da vitória na Praça Vermelha, Putin considerou uma tarefa comum o desenho de sistemas de segurança iguais para todos os Estados.

"Sistemas adequados às ameaças atuais, construídos sobre bases nacional, regional e global", sublinhou, ao recusar a tendência para blocos militares e alianças.

Em relação a isso, ele disse que nos últimos tempos se ignoram os princípios básicos da cooperação internacional, conseguidos, reforçou, pelo sofrimento da humanidade após ter passado as provas de duas guerras mundiais.

A principal parada militar começou na Praça Vermelha às 10h (horário local) com desfiles militares da Rússia e os países vizinhos da Comunidade de Estados Independentes, mais Estados estrangeiros convidados como China, Índia e Sérvia.

Depois do minuto de silenciou concluiu a exibição da técnica militar e começou o vôo de uma flotilha de aviões e helicópteros sobre o céu de Moscou.

Fonte: Prensa Latina