Vietnã incentiva esforços próprios para a superação da pobreza

O premiê do Vietnã, Nguyen Tão Dung, sustenta que o programa nacional de alívio à pobreza precisa se focar mais em motivar às pessoas afetadas à deixar suas situações precárias para trás por si mesmas.

Alimentos da agricultura familiar - MDA

Ele reiterou que para o governo do país a redução desse grave flagelo social constitui sempre uma prioridade máxima, ao intervir em uma conferência para analisar os últimos seis anos de esforços em pró do objetivo.

No entanto, recomendou que autoridades locais reavaliem o programa e ponham foco nas políticas sobrepostas de entregas de ajuda e mostrem os bons exemplos de orientação.

O político disse que para ajudar as pessoas a saírem da pobreza no campo, em lugar de proporcionar o mero apoio financeiro, deve ser facilitada a obtenção de terras.

Neste sentido, pediu para que se destaquem as histórias de quem superou a pobreza para que sirvam como fontes de inspiração.

Para o programa, o Vietnã destinou no período entre 2008 e 2015 um orçamento estatal de mais de 1 bilhão de dólares que segundo dados oficiais permitiu reduzir em 38% as penúrias de 378 mil famílias em 62 distritos.

A conferência centrou-se em aliviar as áreas em situação extrema, montanhosas, de difícil acesso, ocupadas por minorias étnicas, que contrastam com a taxa média nacional de pobreza declarada, de 7%.

Fonte: Prensa Latina