David Cameron vence de forma surpreendente as eleições no Reino Unido

Contrariando as pesquisas que apontavam um empate nas eleições britânicas entre governo e oposição na luta pelas vagas no parlamento, o Partido Conservador, do Primeiro-Ministro David Cameron, venceu as eleições no Reino Unido, realizadas na quinta-feira (7). A legenda já assegurou 325 vagas das 650 da casa, contra 228 do Partido Trabalhista. Outras 10 faltam ser definidas.

David Cameron - AFP

A derrota inesperada dos oposicionistas foi em grande parte provocada pela surpreendente ascensão do Partido Nacionalista Escocês (PNE), que conquistou um número recorde de assentos no parlamento do Reino Unido.

A legenda tinha seis vagas na legislatura anterior e com a votação de quinta-feira terá entre 56 e 59 representantes na Câmara dos Comuns.

O fraco desempenho do Partido Trabalhista levou o líder da legenda, Ed Miliband, a renunciar ao cargo. Outro que saiu enfraquecido das eleições foi Nigel Farage, líder do Ukip, partido contrário à presença do Reino Unido na União Europeia. Ele não conseguiu se eleger.

Embora o Partido Trabalhista representasse poucas mudanças progressistas na região, a vitória do atual partido governista significa a manutenção de uma política ainda mais conservadora.

“Sempre pensei que esta eleição seria inacreditavelmente difícil, mas os resultados foram infinitamente mais esmagadores do que pensei”, disse Clegg, numa entrevista coletiva em Londres. “É o golpe mais duro desde que o partido foi fundado, em 1988", acrescentou.

Nick Clegg, de 48 anos, era vice-primeiro-ministro no governo de coligação com os conservadores. Com 642 dos 650 assentos no Parlamento britânico contados, os liberais democratas tinham eleito apenas oito deputados, contra 56 nas eleições há cinco anos.

O primeiro-ministro inglês, David Cameron, se encontrará nesta sexta-feira com a rainha Elizabeth II para oficializar a reeleição no pleito legislativo e convidá-la formalmente para constituir um novo governo.

Com informações da Agência Sputnik e da Agência Brasil