Nepal sofre com novo terremoto; ao menos mais 24 pessoas morreram

Um novo terremoto e vários tremores secundários atingiram, nesta terça-feira (12) o Nepal, a Índia e o Tibete matando pelo menos 24 pessoas. O abalo, de magnitude de 7,3 na escala Richter, ocorreu 76 quilômetros a leste de Katmandu, seguido, meia hora depois, de um segundo abalo de magnitude 6,3, informou o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo.

O terremoto foi sentido na Índia e causou o abalo de edifícios no Tibete, na China. Pelo menos 19 pessoas morreram no Nepal, de acordo com o porta-voz da polícia nacional, Kamal Singh Bam, que informou ainda que o número de feridos chega a 679.

O fenômeno levou ao fechamento do aeroporto da capital, Katmandu, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as vítimas foram registradas no distrito de Chautara, a leste da capital nepalesa. Os moradores ficaram em pânico com a hipótese de o novo sismo causar o colapso de edifícios já danificados.

No principal hospital da cidade, os doentes que ficaram feridos no final de abril foram retirados em cadeiras de rodas, enquanto o pessoal de saúde começou a montar tendas na área do estacionamento.

A região onde ocorreu o sismo desta terça-feira foi a mais afetada pelo tremor de magnitude 7,8 ocorrido no dia 25 de abril e que provocou mais de 8 mil mortes.

O abalo desta terça-feira também foi sentido na Índia, em Nova Délhi, a cerca de mil quilômetros do epicentro. Vários edifícios de escritórios foram evacuados na capital indiana. A polícia nepalesa pediu para a população ficar fora de edifícios.

Outras cidades do Norte da Índia também foram afetadas, incluindo Bihar, onde imagens de televisão mostraram os moradores nas ruas. Quatro pessoas morreram na Índia, segundo as autoridades, e uma no Tibete, de acordo com a imprensa estatal chinesa. O terremoto de 25 de abril deixou cerca de 100 mortos na Índia.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil