Irã diz que negociações sobre questão nuclear não envolvem caso sírio

O presidente do Comitê da Política Exterior e Segurança Nacional da Assembleia Consultiva do Irã, Alaeddin Boroujerdi, que está visitando a Síria, afirmou nesta quarta-feira (13) que as negociações sobre a questão nuclear do país não vão envolver circunstâncias da Síria ou de outras regiões.

Acordo nuclear. Foto: AFP/Archiv, Atta Kenare

No dia, Boroujerdi teve encontros com o presidente sírio, Bashar al-Assad e o Presidente do Conselho do Povo (Parlamento) da Síria, Jihad Al Lahham, trocando opiniões em relação à circunstância atual da Síria, o antiterrorismo, as relações bilaterais e a situação regional.

Boroujerdi destacou à imprensa que, de acordo com as instruções do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, as negociações sobre a questão nuclear do país não vão envolver circunstâncias da Síria ou de outras regiões. Ele salientou que o seu país irá realizar todos os esforços para apoiar o governo e o povo da Síria a resolver a crise.

De acordo com a agência oficial síria, Boroujerdi afirmou durante o encontro com Bashar al-Assad, que não existe nenhuma força que possa afetar a relação especial entre os dois países.