China e Índia assinam 24 acordos de cooperação
O premiê chinês, Li Keqiang, e o premiê, indiano Narendra Modi, assinaram 24 acordos de cooperação após um diálogo nesta sexta-feira (15), em Pequim.
Publicado 15/05/2015 11:13

Os documentos envolvem as áreas ferroviária, mineração, educação, aeroespacial, cinema, meio ambiente e desastres naturais.
Além disso, os dois países ainda criaram 4 províncias e cidades de amizade. São elas: Sichuan na China e Karnataka na Índia, Chongqing na China e Chennei na Índia, Qingdao na China e Hyderabad na Índia, Dunhuang na China e Aurangabad na Índia.
O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se na quinta-feira (14) em Xi'an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que está visitando o país.
O mandatário da China recordou a hospitalidade que recebeu na Índia durante a visita ao país em setembro passado, na qual Modi o acompanhou para o estado de Gujarat, de onde o premiê indiano é nativo.
O presidente chinês recordou ainda o importante consenso que os dois líderes alcançaram na época sobre a parceria estratégica de cooperação entre os dois lados.
Segundo Xi, as duas nações mantiveram frequentes contatos e interações de alto nível, promoveram a colaboração em áreas prioritárias como ferrovias e parque industrial, e tiveram uma boa comunicação em relação aos assuntos internacionais e regionais.
“As relações sino-indianas estão passando por uma fase de desenvolvimento estável e têm boas perspectivas”, disse Xi. Aos olhos dele, a visita de Modi deve fomentar ainda mais a parceria estratégica e facilitar a conquista de novos avanços. Modi, por sua vez, valorizou os intercâmbios culturais entre as duas civilizações antigas.
Esta é a primeira visita de Modi à China. Ele prometeu uma visita ao gigante asiático já no seu primeiro ano como chefe do governo indiano. A convite de Xi, Modi deve permanecer em solo chinês durante três dias.