Cearense é premiado em feira mundial nos EUA

O aluno Helyson Lucas Bezerra Braz, do curso técnico em Meio Ambiente do campus de Limoeiro do Norte do IFCE, conquistou a medalha de bronze na Intel International Science and Engineering Fair (ISEF), que se encerrou na última sexta-feira (15/05), em Pittsburg, nos Estados Unidos.

No evento, com participação de vários países e presença das maiores instituições científicas, ele apresentou os resultados da pesquisa “Ação sinergética de antiviral natural”. O objetivo é minimizar os efeitos da gripe, em um tempo rápido, eficaz e com baixo custo. Frutas como acerola, caju e a goiaba foram utilizadas no desenvolvimento de uma polpa que não passa por nenhum processo industrial.

Helyson conta que foram realizados testes em pessoas que tomaram a dose do "medicamento" natural e outras que tomaram remédio industrializado. Foi verificado que quem tomou a polpa teve um aumento de leucócitos, redução de sintomas e destruição mais rápida do vírus. A professora Renata Chastinet, do campus de Limoeiro do Norte, é orientadora da pesquisa.

"Ainda não estou acreditando, 3° lugar na maior feira de ciências do mundo, na categoria com mais projetos. Só tenho que agradecer a todos que me ajudaram nesse tempo de pesquisa, Muito obrigado!", vibrou.

A Intel Isef reuniu mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentaram seus projetos independentes de ciências e concorreram a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios.