Salvador lança Fórum de Quadros e discute pauta da 10ª Conferência
Na próxima quarta-feira (27), às 18 horas, no auditório do Sindae, o Comitê Municipal do PCdoB em Salvador lança o Fórum de Quadros da Base. O objetivo, de acordo com o secretário de Organização Municipal, Jurandir Júnior, é debater e unificar a ação política do partido na cidade, além de ampliar a formação de quadros e, assim, aumentar a mobilização da militância, aprofundando o enraizamento do PCdoB no seio da sociedade.
Publicado 18/05/2015 14:56 | Editado 04/03/2020 16:14

“É o início da materialização da política de quadros em Salvador”, diz o secretário. O Fórum engloba organismos de base e distritais, por categoria, bairro e região, além das frentes de massa e institucionais. Portanto, será composto pelo principal dirigente partidário de cada um desses grupos.
Segundo a presidente do Comitê de Salvador, Olívia Santana, a ação, que faz parte do movimento iniciado no começo do ano passado, durante o Seminário Mais Vida Militante pela Base, busca envolver mais os coordenadores de distritais e organismos, para poder, entre outras ações, “promover uma campanha de filiação que não seja apenas um ato burocrático. Mas, que tenha identidade local, buscando impactar áreas onde a esquerda vem perdendo força”. Tal iniciativa, de acordo com Olívia, deve ser articulada com uma agenda de mobilização política.
10ª Conferência Nacional
Durante o evento, será feito também debate sobre o projeto de resolução construído pelo Comitê Central para a 10ª Conferência Nacional do PCdoB, que acontece nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio, em São Paulo. O documento será apresentado pelo secretário nacional de Organização, Walter Sorrentino.
O projeto de resolução propõe defender a democracia e o legítimo mandato constitucional da presidente Dilma, para conquistar a estabilidade do governo, rechaçar e vencer o golpismo da direita. São bandeiras a serem reforçadas no evento nacional: defesa da Petrobras e da economia nacional, combate à corrupção, com o fim do financiamento empresarial das campanhas, garantia dos direitos trabalhistas e sociais.
Na ocasião da Conferência, a militância vai referendar o nome de Luciana Santos, indicada pelo Comitê Central para substituir o baiano Renato Rabelo na presidência nacional do Partido, após 12 anos. A Bahia já aprovou a indicação do nome, durante o Encontro Estadual de Organização, realizado no último sábado (16).
De Salvador,
Maiana Brito