PCdoBRJ promove reunião aberta sobre teses da 10ª Conferência Nacional

Neste sábado, 16 de maio, foi realizada a reunião aberta do Comitê Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro, que contou com a presença do dirigente nacional do Partido, Ricardo Abreu.

A pauta central do encontro girou em torno da discussão das teses para a 10ª Conferência Nacional do Partido Comunista do Brasil. A reunião foi realizada no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro da capital fluminense. Ricardo Abreu, que é membro da Comissão Política Nacional do PCdoB, realizou a exposição das teses da Conferência. concentrando-se na situação política atual e abordando, também, a sucessão presidencial partidária que será encaminhada na 10ª Conferência.

O presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, também participou da exposição das teses, abordando principalmente a questão partidária na atualidade. O líder dos comunistas no Rio de Janeiro, já havia salientado a grande relevância deste momento de debate no processo da Conferência Nacional dos comunistas:

“Estamos realizando diversos debates em várias regiões do estado do Rio de Janeiro, este momento da Conferência é muito importante, pois arma mais o Partido para esta conjuntura. Além de eleger a primeira presidenta nacional do Partido, Luciana Santos, dando continuidade ao rico legado histórico liderado por Renato Rabelo; vamos tirar uma resolução política na Conferência Nacional que já está em debate nos estados, regiões e municípios. Tudo isso vai fortalecer o partido para apresentar saídas a este momento em que vivemos no país. Nesse processo de conferência também estamos discutindo sobre qual o lugar que o Partido Comunista do Brasil deve ocupar nesta quadra histórica do país e do mundo, isto ajuda a reforçar a identidade do nosso PCdoB como um Partido com base social de trabalhadores e trabalhadoras, um Partido forte na juventude, entre as mulheres, em várias entidades progressistas. Buscaremos fortalecer o partido na perspectiva histórica da luta pelo socialismo em nossa terra".

A deputada federal, Jandira Feghali, também fez uso da palavra durante a reunião, e promoveu um informe acerca da luta política no Congresso Nacional e da atuação da bancada comunista.

Ao final da reunião, delegados e delegadas foram eleitos (as) para representar o Rio de Janeiro na 10ª Conferência Nacional do PCdoB (que será realizada nos dias 29, 30 e 31 de maio).