Servidores marcham contra Beto Richa no Paraná

Mais de 50 mil servidores públicos do Paraná fizeram uma grande marcha nesta terça-feira (19) contra o governador Beto Richa (PSDB). A concentração aconteceu na Praça Tiradentes e os manifestantes seguiram em passeata até a frente do palácio do governo, onde dirigentes do Fórum das Entidades Sindicais foram recebidos por secretários para uma reunião. No entanto, as duas partes não entraram em acordo.

Servidores do Paraná - Henry Milléo

Os servidores públicos pedem reajuste salarial de 8,17%, o que representa a inflação dos últimos 12 meses. Já os professores pedem uma correção maior, 13,01%, o mesmo percentual aplicado ao piso nacional do magistério. No entanto, o governo não abriu mão da proposta de 5%. De acordo com a representante do Fórum das Entidades Sindicais, Marlei Fernandes, os movimentos grevistas serão mantidos em todo o estado.

A praça Nossa Senhora de Salete em frente ao palácio, que foi palco para o massacre contra os professores durante uma das manifestações foi rebatizada pelos manifestantes e recebeu o nome de “Praça 29 de abril”.

Com a bandeira “Fora Beto Richa”, a manifestação conta com a participação, além e servidores públicos do Estado, de alunos e pais da rede estadual e da população em geral.