10ª Conferência: debates mostram vitalidade da militância de PoA

No começo de abril, o PCdoB do Rio Grande do Sul deu início ao seu processo de mobilização para a discussão do documento-base da 10ª Conferência Nacional do partido. Desde então, em todo o estado, mais de 2 mil pessoas se reuniram em mais de 40 encontros em diversas cidades, centenas delas em Porto Alegre.

Militantes debatem no Centro de Porto Alegre

Para o secretário de Organização do PCdoB-PoA, Edison Puchalski, “o processo mostrou, mais uma vez, que a militância está afinada com as opiniões expostas pelo partido e disposta a dar desdobramentos práticos ao que as teses indicam”.

No último final de semana, incluindo a sexta-feira, dia 15, aconteceram plenárias na Zona Sul (Camaquã – Bar da Nice), na Zona Norte (Associação de Moradores Satélite Prontidão) e no Centro, onde ocorreram encontros dos militantes dos movimentos sociais e do Distrital Centro.

Ao todo, foram realizadas quatro plenárias regionais, além de outras específicas envolvendo frentes como municipários e os movimentos sociais, comunitário, negro, de trabalhadores e de juventude. Em cada uma delas, dirigentes municipais apresentaram as teses da 10ª Conferência e abriram para o debate entre os militantes.

Debate nacional

Militantes dos movimentos sociais reunidos para debater teses

No encontro do Distrital Centro, realizado no sábado, 16, a abertura foi feita pelo coordenador da Bancada do PCdoB na Câmara Municipal, Márcio Cabral. “Precisamos enfrentar a onda golpista que visa paralisar o país e estancar o processo de aprofundamento das mudanças e da democracia iniciado em 2003”.

Conforme destacou Cabral, esta ofensiva está diretamente ligada aos objetivos imperialista que buscam desestabilizar a região e quebrar quaisquer unidades que, em alguma medida, representem riscos ao seu poderio, como os Brics.

No âmbito da política nacional, Cabral avaliou que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) busca aglutinar forças conservadoras e resgatar pautas alinhadas com este setor, impondo derrotas ao governo da presidenta Dilma Rousseff. “Com isso, Cunha colocou pautas progressistas em xeque, especialmente no campo dos direitos civis e trabalhistas”, explicou.

Cabral também salientou que a Operação Lava Jato está sendo utilizada para “sangrar” o governo e a esquerda como um todo e destacou que o PCdoB defende a apuração e o fim do financiamento empresarial de campanhas como ferramenta para estancar casos de corrupção.

Tendo em vista este cenário, Cabral apontou a tese central da 10ª Conferência (a formação de uma frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia) como fator fundamental para enfrentar o atual momento e restabelecer o processo de avanços que, por ora, encontra-se fragilizado.

Alcance local

Venina Riqueza: 52 anos de PCdoB

A vereadora Jussara Cony participou de quase todas as reuniões. Nelas, abordou as teses colocadas no documento-base, ressaltando que essa luta também deve ser feita em âmbito local.

A parlamentar destacou questões importantes para o avanço de Porto Alegre e que estão em debate no momento, tais como a greve dos municipários e a qualidade dos serviços públicos, a eleição para o Conselho Tutelar e a reforma urbana – com destaque para a mobilidade – e o cercamento do Parque da Redenção.

Sobre esta questão, Jussara tem defendido a criação de um comitê contra o cercamento para discutir a questão até a realização do plebiscito que definirá o futuro do parque. “Esta é uma questão que vai além do parque em si porque sintetiza a necessidade de estabelecermos uma relação democrática entre os espaços públicos e os cidadãos”.

Para Jussara, reduzir a violência e a degradação local passa não pelo isolamento do parque, mas por sua ocupação pela população para atividades culturais, de lazer e esportivas, além de melhorias na iluminação e no policiamento.

Com 80 anos de idade e 52 de militância no PCdoB, Venina Riqueza foi uma das militantes presentes no encontro do Centro. "Estou feliz com esta reunião e com as ideias e a lucidez do meu partido neste momento difícil da história do país". Cheia de sorrisos, ainda completou: "ser deste partido foi uma das escolhas mais acertadas da minha vida".

O coroamento deste processo de debates em âmbito estadual acontece nesta sexta-feira, 22, quando acontece a plenária gaúcha da 10ª Conferência Nacional do PCdoB, com a presença da deputada federal Luciana Santos, futura presidenta nacional do partido.

(Com colaboração de Cristiane Ely)