Interior gaúcho se fez presente na conferência estadual

No dia em que o PCdoB gaúcho debateu o seu futuro, em Porto Alegre, militantes de diversas regiões do estado apresentaram suas bandeiras e reivindicações. Militantes como a assistente social Cleonara Hermann, 35 anos, de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul, que viajou cinco horas até à Capital, tratou de defender a participação feminina na política.

"Acho extremamente necessário reforçar a presença da mulher em todos os espaços. Na política não é diferente", disse Cleonara (foto).

Vindo de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, Werner Diehl, 61 anos, coleciona 34 anos de militância dentro do PCdoB. Aposentado, Diehl trouxe de Caxias a bandeira da defesa dos direitos trabalhistas. Atento ao momento atual da política brasileira, o militante estava entusiasmado com o encontro. "É hora de reforçarmos nossas bandeiras para enfrentar esse levante antidemocrático da mídia burguesa", justificou.

Representando a juventude, a universitária Andressa Marques, 19 anos, também de Caxias do Sul, estava vibrando com a possibilidade de ajudar a construir o futuro da sigla.

"O PCdoB é o partido mais antigo do Brasil. Mas somos nós, os jovens, que temos de estar preparados para dar continuidade às suas ideias", justificou Andressa, que comanda a UJS na cidade serrana.

Leia também: RS: Ato com Luciana Santos reúne 500 militantes em defesa do país

De Bom Princípio, no Vale dos Sinos, Robson Guimarães, 28 anos (foto), trouxe para o debate o discurso da unidade. Filiado há nove anos, o jovem militante aposta na capacitação política para conter a crescente onda conservadora do país. "É o momento de mostrarmos união. Será somente com o conhecimento de nossos objetivos que conseguiremos ocupar espaços nessa disputa política", concluiu.

De Porto Alegre,
Leandro Belles