Grito da Terra conquista ampliação de recursos na agricultura familiar

Depois de fazer grandes mobilizações em todo o país, os agricultores que participaram do Grito da Terra de 2015 colheram os frutos da luta pela reforma agrária e pelo fortalecimento da agricultura familiar. Na noite desta quinta-feira (21), a diretoria da Contag, se reuniu com a presidenta Dilma e com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias e da Secretaria-Geral, Miguel Rossetto, para receber as respostas sobre as reivindicações da mobilização.

Grito da Terra - Roberto Stuckert Filho

A presidenta se comprometeu com pelo menos 83% do valor reivindicado pela entidade para ações de custeio e investimento ligados à agricultura familiar. A presidenta anunciou que pelo menos R$ 25 bilhões dos R$ 30 bilhões solicitados pela Contag serão concedidos no Plano Safra da Agricultura Familiar, que será lançado no dia 15 de junho.

Já o ministro Patrus afirmou que o governo brasileiro está comprometido com uma reforma agrária pacífica, democrática e efetiva no país. Segundo ele, a prioridade é fortalecer a reforma agrária por meio do desenvolviemnto e da expansão da agricultura familiar brasileira. Neste sentido ele destacou o compromisso da União com a expansão do Minha Casa, Minha Vida Rural, integrado ao programa Quintais Produtivos, do Ministério do Desenvolvimento Social, que tem ampliado a capacidade produtiva e aumentado a renda dos pequenos produtores rurais.

O presidente da Contag, Alberto Broch, comemorou o resultado da luta dos camponeses. Durante os últimos 15 dias a diretoria da Contag se reuniu com 14 ministros em busca de respostas para as reivindicações. Em diversos estados brasileiros os trabalhadores rurais fizeram manifestações e acampamentos em frente a prédios do governo, a mobilização foi descentralizada, mas intensa.

Para Broch, a reunião com a presidenta e o ministro representa um compromisso do governo de lançar, nos próximos meses, um programa de assistência técnica para a agricultura familiar. Ele também falou sobre a instituição de um pacto federativo para comercialização de produtos provenientes das pequenas propriedade rurais, o que representa “um forte avanço para o setor”, disse o dirigente.