CPI que investiga jovens assassinatos realiza audiência com entidades

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o assassinato de jovens no Brasil promove audiência pública interativa, nesta segunda-feira (25), com representantes de entidades da sociedade civil ligadas ao tema.

- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Os participantes do debate serão Natália Damazio Pinto Ferreira, advogada e representante da Justiça Global; Raquel Willadino Braga, diretora do Observatório de Favelas; e Samira Bueno Nunes, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A discussão faz parte de um ciclo de audiências públicas realizadas pela comissão para fazer um diagnóstico sobre a situação no país. No último dia 18, o debate foi com pesquisadores para a apresentação de dados sobre os homicídios de jovens nos últimos anos.

A última parte do trabalho será a apresentação do relatório final, em que o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) pretende obter respostas para vários questionamentos e apresentar propostas de ações. Entre os temas abordados, a maioridade penal, o desarmamento, o acesso a armas ilegais, a violência policial e a baixa taxa de esclarecimento das crimes.

A audiência pública começa às 19h30, na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa. A CPI, proposta e presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), terá 180 dias para concluir seus trabalhos.