Irã afirma que inspeções no país ocorrerão sob "condição controlável"

O vice-chanceler iraniano, Abbas Araghchi, afirmou, neste domingo (24), que sob "condição controlável", o país irá permitir inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) entrem em algumas bases militares.

Acordo nuclear. Foto: AFP/Archiv, Atta Kenare

Segundo uma reportagem da Televisão Nacional do Irã, Araghchi já concordou que os inspetores da ONU visitem as bases militares do país sob a condição de "administração controlável". O funcionário iraniano ainda revelou que essa cláusula fará parte do acordo completo sobre a questão nuclear do Irã.

Araghchi e o chanceler iraniano, Javad Zarif, participaram no mesmo dia de uma reunião sobre a questão nuclear, realizada pelo parlamento do país. O vice-chanceler fez uma breve apresentação ao parlamento em relação às questões chave desta negociação.

Araghchi realçou que o Irã não permitirá que os inspetores estrangeiros entrem em contato com cientistas iranianos na área nuclear. Segundo o funcionário do país, durante as recentes negociações, os países ocidentais entregaram ao Irã uma lista de cientistas iranianos na área nuclear e esperam realizar diálogo com esses cientistas. No entanto, o governo iraniano não deu resposta aos pedidos desses países.

Fonte: Rádio China Internacional