Unegro Pernambuco avança no processo de reorganização e luta 

Com a realização do 3º Seminário de Formação e Organização neste sábado (23), a Unegro – União de Negros pela Igualdade em Pernambuco deu mais um passo importante no processo de reorganização pelo qual vem passando. O encontro aconteceu na sede da Adupe – Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco, das 10h às 17h, e contou com a presença de 50 militantes da causa negra e do PCdoB. 

Unegro Pernambuco avança no processo de reorganização - Unegro Pernambuco

O ponto alto do seminário foram as palestras de Ronald Oliveira e de Samuel da Luz Barros. Ronald Oliveira, mestre em Ciências Políticas e doutorando em Sociologia, ambos pela UFPE, abordou a questão da identidade racial, do pertencimento que levam as pessoas a se verem como negros e negras em uma sociedade planejada por brancos.

Samuel Barros, que é gerente de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, e educador social, apresentou as ações da Prefeitura do Recife no combate ao racismo institucional. Ele também comentou a importância do fortalecimento da Unegro para o avanço da luta contra a intolerância racial.

Segundo Fernanda Lima, coordenadora de Organização e integrante do Grupo de Trabalho que está à frente do processo de reorganização da entidade em Pernambuco, a ideia é promover novos encontros voltados para a formação da militância e a realização de novas ações. Ela citou como exemplos, a preparação da Plenária Nacional a ser realizada em julho próximo, com data ainda a definir, com vistas ao Congresso Nacional da Unegro, previsto para março de 2016, e o retorno do evento Negro Samba Sim, que a entidade realizava, mensalmente, em Olinda (PE).

Unegro em luta

A Unegro é uma entidade de expressão nacional fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador, na esteira de um intenso processo de luta por uma Constituição mais democrática e capaz de assegurar os direitos de todo o povo brasileiro.

Está organizada em 25 estados da Federação e no Distrito Federal (RO, RR, AM, AP, AC, PA, TO, SP, MG, ES, RJ, MT, MS, RS, MA, BA, AL, PI, PR,SE, PE, CE, RN, SC e DF). Compõe o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR, o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Políticas de Juventude – Conjuve.

A Unegro tem intensificado sua ação na busca de alternativas sociais e políticas de combate ao racismo, preconceito, discriminação racial imposto à população negra, bem como na busca de justiça social a todos – indistintamente.

Isso se dá por meio da formulação de diagnósticos e propostas para superação do racismo, ações comunitárias, articulação em fóruns do movimento social e do movimento negro, participação nos conselhos paritários (governo e sociedade civil) de formulação política para promoção da igualdade racial.

Para fazer contato acesse: facebook.com/unegropernambuco e/ou [email protected]

Audicéa Rodrigues
Do Recife