China e Chile firmam uma série de acordos bilaterais

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, teve uma reunião, nesta segunda-feira (25), com a presidenta do Chile, Michelle Bachelet. No encontro, Li Keqiang transmitiu as saudações cordiais do presidente chinês, Xi Jinping, à presidenta do país latino.

Li Keqiang e Bachelet - CRI

Li Keqiang disse que a China está disposta a persistir no respeito mútuo e na reciprocidade, aprofundar a confiança política mútua e as cooperações pragmáticas, além de estreitar o intercâmbio interpessoal, a fim de promover a parceria estratégica China-Chile e trazer mais benefícios aos povos dos dois países.

Para elevar as cooperações pragmáticas, Li Keqiang propôs algumas sugestões em seis aspectos. Primeiro, promover o comércio livre e pôr em prática o programa conjunto elaborado pelos dois governos. Segundo, aprofundar as cooperações financeiras a fim de oferecer serviços e apoios financeiros à cooperação da capacidade produtiva. Terceiro, reforçar o investimento e cooperação bilateral em indústrias competitivas. Quarto, estreitar a cooperação na construção de infraestrutura.

Quinto, reforçar a coordenação nos assuntos regionais e internacionais. Sexto, promover o intercâmbio interpessoal, aproveitando as atividades do "Ano Cultural" e "Semana Cultural" dos dois países.

Por sua vez, Bachelet disse que o Chile está disposto a se esforçar com a China para promover as cooperações econômicas dos dois países. O país vai oferecer mais conveniências à entrada das empresas chinesas no Chile.

Após o encontro, os líderes divulgaram também uma declaração conjunta governamental, e testemunharam a assinatura de uma série de acordos bilaterais.