Frente Parlamentar relança apoio a Programa Antártico Brasileiro 

Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar, foi relançada, na última quinta-feira (21), com o objetivo de garantir apoio às pesquisas realizadas na Antártica por cientistas brasileiros. A atuação dos cientistas no continente gelado contribui de forma significativa para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil quando assinou o Tratado Antártico, em 1959. 

Frente Parlamentar relança apoio a Programa Antártico Brasileiro - Cláudia Guerreiro

Presentes na cerimônia, pesquisadores de diversas áreas da ciência aprovaram a ideia central da Frente, que foi reforçada em diferentes discursos: a importância do continente gelado para as questões relacionadas não apenas à soberania e defesa, mas, sobretudo, à pesquisa.

Sétimo país mais próximo à Antártica, o Brasil sofre a influência direta de todas as condições climáticas existentes naquela região. Isto por si só já seria motivo suficiente para haver um forte investimento em pesquisa científica no continente, mas recentemente, com as claras evidências de mudanças no clima, o desenvolvimento de trabalho científico na região se apresenta como uma necessidade concreta.

A proteção ao ambiente antártico se mostra particularmente importante quando se percebem os resultados apresentados pelas pesquisas feitas por lá, onde são encontradas espécies únicas do reino animal e vegetal, que ajudam na compreensão do funcionamento de todo o planeta.