Jô Moraes recebe representantes da ONU para refugiados 

Em reunião ocorrida nesta terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), recebeu um grupo de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A conversa abrangeu temas relacionados a refúgio, apátrida e legislação.  

Jô Moraes recebe representantes da ONU para refugiados - Cláudia Guerreiro

O encontro teve como objetivo avaliar as possibilidades de apoio a grupos de refugiados palestinos que vivem em situação precária na Síria e cuja sobrevivência encontra-se ameaçada com os crescentes conflitos armados existentes no país.

A porta-voz do grupo, Renata Dubini, diretora do escritório do ACNUR para as Américas, ressaltou ainda que a Declaração de Cartagena, documento que versa sobre direitos humanos e refugiados na América Latina. Ela destacou que “precisa ser atualizada para aproximar o conceito de migrações a realidade vivida hoje”.

Jô Moraes explicou as dificuldades econômicas pelas quais passa o Brasil, apontando que isto afeta toda a estruturação de orçamentos, inclusive os que têm esta temática.

Por outro lado, destacou que “este será o momento de normatizar as políticas para imigrantes” para, mais à frente, se avançar na sua implementação.