Vários dirigentes da Fifa são detidos na Suíça por corrupção

Vários dirigentes da Fifa foram detidos na Suíça, na madrugada desta quarta-feira (27), a pedido da Justiça norte-americana que solicitou a extradição para que sejam julgados por corrupção. As detenções foram levadas a cabo pela polícia suíça, no luxuoso hotel Baur au Lac, nos Alpes, onde os dirigentes se reuniam para um encontro anual.

Marin e outros dirigentes da FIFA são detidos por suspeitas de corrupção

As acusações, apoiadas por uma investigação do FBI, são de corrupção generalizada na Fifa ao longo das últimas duas décadas, envolvendo licitações para Copas do Mundo, bem como de marketing e transmissão, de acordo com três agentes da justiça com conhecimento direto do caso.

Foram indiciadas 14 pessoas por acusações que incluem extorsão, fraude eletrônica e conspiração para a lavagem de dinheiro. Além de altos funcionários do futebol, a investigação deve alcançar executivos da área de marketing esportivo dos Estados Unidos e da América do Sul, que são acusados ​​de pagar mais de US $ 150 milhões em subornos e propinas em troca de ofertas de mídia associadas com os principais torneios de futebol, de acordo um funcionário do governo americano.

Os executivos suspeitos na área de marketing esportivo são Alejandro Burzaco, Aaron Davidson, Hugo Jinkis e Mariano Jinkis. As autoridades também acusaram José Margulies como o intermediário que facilitou os pagamentos ilegais.

O oficial de justiça disse que as autoridades do futebol investigadas são Jeffrey Webb, Eugenio Figueredo, Jack Warner, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel, Nicolás Leoz e José Maria Marin. 

As prisões foram realizadas pacificamente e os suspeitos foram conduzidos sem algemas (Foto: Pascal Mora)

Segundo o The New York Times, a investigação representa uma ameaça ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, apesar de o presidente não ter sido acusado.

As prisões representam um golpe surpreendente para a Fifa, uma organização de vários bilhões de dólares que rege o esporte mais popular do mundo, por décadas afetada por diversas acusações de suborno.