Rússia quer cooperar com parceiros do Ocidente e do Oriente

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou, nesta quinta-feira (28), que o seu país irá realizar cooperações amistosas e tratar dos assuntos globais e regionais com os países do Ocidente e do Oriente.

Vladimir Putin

O discurso do presidente foi feito durante o encontro com alguns embaixadores que estão visitando a Rússia. Segundo ele, a comunidade internacional irá comemorar o estabelecimento dos 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Seguindo o que já está na carta constitucional das Nações Unidas, o governo russo quer manter a busca por igualdade, soberania, a não ingerência nos assuntos internos e a resolução pacífica de conflitos e a segurança e a estabilidade mundial.

Falando acerca da cúpula do Brics e da cúpula da organização de cooperação de Xangai que serão realizadas em julho, Vladimir Putin salientou que o Brics é um grupo, atualmente, forte e importante na política e na economia mundial. “A Rússia está se esforçando em aprofundar as cooperações econômicas e financeiras entre os membros do bloco e espera que a cúpula possa desempenhar um papel positivo nesta área”, disse.

Além disso, o presidente ainda espera chegar a um acordo sobre a expansão da organização da cooperação de Xangai na cúpula, pois a participação da Índia e do Paquistão irá aumentar a influência da organização e tornar a entidade mais eficaz contra o terrorismo, o extremismo e o tráfico de drogas.

Fonte: Rádio China Internacional