Acordos levarão qualidade de vida para agricultores da Paraíba

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, assina, na manhã desta segunda-feira (1º), um acordo de cooperação técnica entre o ministério e o governo da Paraíba para deixar a conta de luz dos agricultores mais barata. A assinatura vai ocorrer durante a abertura do Fórum Regional dos Gestores Estaduais ligados à Agricultura Familiar no Nordeste, em João Pessoa, capital paraibana.

Programa Luz Para Todos na Paraíba - MDA

Além disso, o ministro firmará, com a Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, um Protocolo de Intenções que vai criar o Programa Estadual de Produção de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar e ampliar a modalidade Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na Paraíba.

Durante o evento, também haverá a entrega de títulos de terra a agricultores que acessaram o crédito fundiário, e de selos da agricultura familiar a oito cooperativas do estado, que vão expor seus produtos em uma minifeira montada em frente ao local do encontro.

Fórum

O ministro participa ainda, na parte da tarde, da 2ª Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores
Estaduais ligados a Agricultura Familiar da Região Nordeste. O fórum é um espaço permanente para discutir as demandas da agricultura familiar relacionadas a políticas públicas.

O objetivo é formular estratégias para adequar o Plano Safra e as políticas de crédito e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) à realidade regional.

O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba (SEAFDS/PB) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica).