Crédito Fundiário garante tecnologia no campo e amplia ganhos

A Associação dos Produtores Rurais de Vilhena (RO) prova que diversificação e tecnologia com oferta de crédito transformam pequenas áreas em espaços de produção qualificada e rentável. Os 40 agricultores associados usaram o dinheiro do Programa Nacional de Crédito Fundiário do MDA e receberam orientação técnica da Emater para mudar a forma de plantar. O resultado apareceu no aumento da receita.

Crédito rural - MDA

Um exemplo dessa transformação aconteceu na propriedade de Edson Martins Mariano, que cultiva 1,5 hectare e fatura mais de R$ 80 mil reais por ano. Isso ocorreu depois que ele passou a usar novas tecnologias, como estufas para produzir tomates, repolhos, milho e outras olerícolas, além de sementes e grãos melhorados, sistema de irrigação por gotejamento com fertilizantes e adubos, e viveiro para produção própria das mudas de melhor qualidade.

“Foi surpreendente, tanto na renda quanto na qualidade dos produtos que colhemos. Havia desistido da agricultura por falta de estrutura e de rendimento. O Crédito Fundiário me trouxe de volta e não pretendo sair mais”, disse o agricultor.

Assim como os Mariano, Mailza e Thiele também aderiram a novas tecnologias. Com acompanhamento técnico, dobraram a quantidade de frutos plantados numa mesma área de dois hectares, sem prejuízo para o solo ou para o produto. “O sistema rotativo e a nova forma de plantio nos permitem colher 35 mil frutos por ano, que são vendidos por R$ 2,50. Com as perdas e os investimentos necessários, sobram em média 30 mil frutos, que garantem uma renda muito boa”, avaliou Mailza.

O técnico da Emater, Donizete Martins, que acompanha as famílias da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena, atesta a melhoria da produtividade e aumento dos ganhos econômicos com o emprego de novas técnicas de produção. Os beneficiários da Associação dos Produtores Rurais de Vilhena comercializam o que produzem para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), feiras de produtores e mercados de Vilhena (RO) e mais quatro cidades vizinhas.

Programa Nacional de Crédito Fundiário

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que agricultores familiares sem terra ou que dispõem de uma pequena área possam adquirir imóveis rurais. Funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de propriedades que não são passiveis de desapropriação. Além da terra, o financiamento permite ao agricultor construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.