Tucano Beto Richa culpa professores e o PT pela crise que criou

Padecendo em crise política e econômica, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), diz que o PT está "armando uma trama meticulosamente planejada" para desgastar o PSDB em nível nacional. "Existe uma trama planejada meticulosamente para desviar o foco dos escândalos nacionais", disse o tucano em entrevista à 'TV Folha' nesta quarta-feira (3).

Beto Richa

Para tentar justificar o seu descaso com a Educação e os trabalhadores, Richa acusa o sindicato dos professores de agir politicamente, e diz desconfiar das "coincidências" das paralisações nos outros estados governados pelo seu partido. "Não te causa estranheza que em todas as cinco administrações do PSDB os servidores estejam em greve? Eu acho no mínimo curioso".

Sobre a agressão policial que deixou quase 200 feridos após uma manifestação contra seu governo, o tucano afirmou que lamenta o fato e prometeu punir policiais que tenham se excedido.

Apesar das imagens revelarem o contrário, inclusive com dezenas de jornalistas feridos, o governador do Paraná voltou a dizer que a agressão só aconteceu porque supostamente os professores avançaram contra as grades de proteção e tentavam impedir o funcionamento de uma instituição democrática – no caso, a Assembleia Legislativa, que votava um projeto para alterar a previdência dos servidores estaduais.