Brics podem criar Assembleia Parlamentar permanente

O porta-voz da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Sergei Naryshkin, propôs a criação de uma Assembleia Parlamentar no seio do Brics para fortalecer as estruturas que estão sendo construídas entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Luciana Santos vai reunir BRICS para fortalecer cultura de paz

 "Eu gostaria de propor pensarmos sobre a criação de um grupo de contato permanente do Fórum Parlamentar do Brics, que iria funcionar com a participação de especialistas de renome dos nossos países", disse o parlamentar russo durante a abertura do Fórum Parlamentar dos Brics, evento que tem lugar nesta segunda-feira (8), em Moscou. O evento conta com a participação de parlamentares de todos os países do grupo.

O Brics ainda não é um bloco formal. Mas neste organismo já estão sendo criadas importantes instituições financeiras, como o Novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas, que deverão ajudar os países emergentes e fortalecer as moedas nacionais.

A Rússia e o Brasil já ratificaram os respectivos acordos. Fontes oficiais têm informado que o banco do Brics poderá ser lançado em princípios de julho deste ano.

No Fórum Parlamentar, o representante chinês, Zhang Dejiang, lembrou que os países do grupo possuem enormes recursos que devem ser utilizados para "a criação de um mercado único, para a criação de um mecanismo de acordos monetários de diferentes níveis, para criar novos projetos na área da infraestrutura e fortalecer a cooperação, sempre com o apoio da população".

Zhang Dejiang apelou para uma maior cooperação com organismos internacionais como a ONU e o G20. Mas além disso, declarou que é preciso reformar as políticas macroeconômicas dos países dos Brics, assim como também iniciar uma reforma do sistema monetário internacional.

Por sua parte, a porta-voz da câmara superior do parlamento russo, Conselho da Federação, Valentina Matvienko, destacou que o eventual parlamento dos Brics seria "uma estrutura de diálogo e parceria".

Para ela, os Brics não se opõem aos organismos e às normas internacionais existentes. Muito pelo contrário. "Um dos problemas mais importantes da agenda do Fórum Parlamentar dos Brics será o das medidas de segurança com base na supremacia do direito internacional e do papel-chave da ONU".

Para Naryshkin, a dimensão legislativa do grupo informal iria facilitar o "diálogo franco" para lidar com os desafios contemporâneos, que incluem, entre outras coisas, a ressurreição de males históricos como o nazismo, racismo e o fascismo.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também comentou a ampliação das atividades dos Brics. Para ele, o Fórum Parlamentar abre uma nova dimensão no grupo. "Estou convicto que os parlamentares irão dar uma contribuição importante para a solução dos desafios que os Brics enfrentam, fomentando a ampliação e a diversificação da parceria entre os nossos países na agenda regional e global, reforçando o renome dos cinco no palco mundial".

O Fórum Parlamentar dos Brics é um dos eventos preparatórios da cúpula dos chefes de Estado dos países-membros deste grupo e da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que terá lugar em 8 e 9 de julho em Ufá, cidade russa situada na república federada do Bascortostão.