UNE elege Carina Vitral sua nova presidenta

Terminou neste domingo (7), em Goiânia, o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que elegeu a paulista Carina Vitral, estudante de Economia da PUC-SP, como nova presidenta da entidade.

54º Congresso da UNE

A plenária final do encontro contou com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país. Também consolidou a edição como uma das maiores já realizadas pela UNE. Nos dias de debates, houve presenças marcantes de autoridades como a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; Orlando Silva, deputado federal por São Paulo e ex-ministro dos Esportes; Luciana Genro, fundadora do PSOL e candidata à Presidência da República nas últimas eleições; Haroldo Lima, consultor de petróleo e ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; entre outras. A plenária final do congresso definiu também os rumos e o posicionamento da UNE diante da atual conjuntura do país.

Natural de Santos (SP), 26 anos de idade, Carina Vitral também é presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e esteve à frente da juventude na conquista do passe livre estudantil nos transportes do estado. Carina faz parte da União da Juventude Socialista (UJS) e integra o Comitê Central do PCdoB. Defende maior empenho da UNE na regulamentação do ensino superior privado, ampliação da assistência estudantil, mudanças na política econômica do país, taxação das grandes fortunas e a reforma política democrática com o fim do financiamento privado de campanhas.

Carina foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, que obteve 2.367 dos votos de um total de 4.071, o que representa 58,14%.

Também participaram da eleição a chapa “Eu acredito que você vai gritar junto”, que obteve 34 votos; a chapa “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, que obteve 724 dos votos; a chapa “Contra os cortes. Coragem para lutar”, que obteve 242 votos; e a chapa “Oposição de Esquerda”, que obteve 704 votos.

Carina Vitral sucede a pernambucana Vic Barros, que entregou a gestão com importantes conquistas, como a destinação dos 75% dos royalties do Fundo Social do Pré-sal e dos 10% do PIB para a Educação. Essa é a primeira vez que a UNE tem duas presidentas consecutivas, mostrando a atual força e a participação cada vez maior do movimento de mulheres dentro da entidade e nas universidades.

Além disso, é a primeira vez que os cargos da presidência e também da vice-presidência serão ocupados por mulheres. Ao lado de Carina estará a estudante Moara Correa Saboia, 25 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Contra a Redução da Maioridade Penal

O Congresso da UNE foi realizado entre os dias 3 e 7 de junho e reuniu mais de 10 mil estudantes de todo o país em Goiânia. Foram realizados mais de 50 debates na UFG, na PUC-GO e na Praça Universitária, atos públicos, atividades culturais e uma passeata pelas ruas da capital goiana contra os cortes na educação. A presidenta do PCdoB em Goiás, deputada Isaura Lemos; a vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos; e o secretário de Formação do PCdoB Goiás, Euler Ivo, também participaram do 54º Congresso da UNE.

Uma das principais discussões do 54º Congresso da UNE girou em torno do tema da redução da maioridade penal. Os milhares de estudantes presentes se mostraram veementemente contrários à proposta. Um ato de repúdio ocorreu durante a plenária final, quando o bandeirão “Redução é roubada” circulou em todo o ginásio Goiânia Arena.

A UNE lançou ainda o relatório da sua Comissão da Verdade, um estudo de dois anos realizado por pesquisadores sobre a violência da ditadura militar contra estudantes, entre eles o ex-presidente da entidade Honestino Guimarães, natural de Goiás.

(Com informações do site da UNE)