MEC confirma segunda edição do Fies para novos contratos em 2015

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite desta segunda-feira (8) pela página do Facebook que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano. De acordo com o ministro, será priorizada a formação de professores além de cursos da área de saúde e engenharia.

Renato Janine - Reprodução/TV Brasil

Renato Janine disse que estabelecer prioridades “não significa excluir outros cursos. As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes”.

O programa deverá seguir critérios adotados na primeira edição deste ano, de acordo com o ministro, vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). As notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste “por suas necessidades especiais, serão também priorizadas”, diz a publicação.

A pasta vai anunciar em breve "datas e todos os detalhes, de forma transparente, o que é nosso dever e prazer”. A publicação do MEC nas redes sociais foi muito comemorada:

"Renato Janine Ribeiro:
É com muita alegria que anuncio que teremos, em 2015, a segunda edição do Fies. Novos contratos de financiamento serão possíveis.

O Brasil precisa melhorar o ensino básico. Por isso, o FIES priorizará a formação de professores.

O Brasil precisa de mais profissionais de saúde, então priorizaremos cursos da área de saúde. Priorizaremos, também, cursos de engenharia.

Atenção: estabelecer prioridades não significa excluir outros cursos! As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes.

Priorizaremos, também, a qualidade. Os cursos com notas 4 e 5 terão prioridade sobre os cursos de nota 3.

As Regiões Norte e Nordeste, por suas necessidades especiais, serão também priorizadas.

Em breve, anunciaremos datas e todos os detalhes, de forma transparente, o que é nosso dever e prazer.", publicou o ministro no Facebook.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.  

Contratos vigentes

No fim de maio, o Ministério da Educação no Diário Oficial da União uma portaria que estabelece a prorrogação do prazo para aditamentos de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes terão até 30 de junho para fazer a renovação semestral de seus contratos. 

"O compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento. Até o momento, cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo", disse o MEC, em nota.