Evaldo defende implantação de hub para desenvolvimento de Fortaleza

Fortaleza vive grande expectativa de mais desenvolvimento econômico e turístico. O grupo de aviação Latam Airlines (junção da brasileira TAM com a chilena Lan) decidirá, até dezembro deste ano, qual cidade receberá um hub – centro de voos nacionais e internacionais – em 2016. A capital cearense concorre com Natal e Recife pela implantação da novidade. O vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou a importância deste possível ganho estrutural para o município.

A instalação do hub traz aos aeroportos voos diretos (sem conexão) para América do Sul e Europa, além de atender de forma efetiva a demanda nacional. Evaldo pontuou que o maior fluxo de passantes pela cidade se reflete em maior potencial para o turismo e, consequentemente, novas perspectivas para a economia fortalezense.

"Essa possibilidade trata de algo estratégico e fundamental para o desenvolvimento da cidade. Uma conquista que não seria apenas da capital, mas de todo o estado, por isso merece atenção e compromisso dos cearenses", destacou o líder do governo na Casa Legislativa. O vereador citou Dubai (Emirados Arábes) e Atlanta (Estados Unidos) como casos de sucesso após instalação de hub's.

Evaldo Lima lembrou os esforços da liderança do governador do Ceará, Camilo Santana, e do empenho do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na articulação nacional para que Fortaleza receba o hub no próximo ano. "A causa também pede engajamento do trade turístico, desta Casa, de empresários, trabalhadores, estudantes, enfim, dos que visam à construção de uma cidade melhor", argumentou o parlamentar.

Estatísticas mostram que Fortaleza é a cidade com maior potencial para instalação de um hub. A capital do Ceará é a quinta cidade do Brasil mais populosa, possui o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste, é a terceira cidade do Brasil em investimentos imobiliários, possui 35 km de praia, está distante apenas 6/7 horas de destinos turísticos internacionais, possui sol e vento o ano inteiro, é 100% urbana, possui 10,9% do fluxo de turistas do Brasil. Além disso tudo, é o destino mais desejado pelos turistas brasileiros e a quarta cidade de maior fluxo de turismo no Brasil.

Se confirmada a implantação, o número de pousos e decolagens no Pinto Martins deve subir de 20% a 25%. A expectativa é de que isso atraia empresas de armazenagem de cargas e manutenção de aeronaves, amplie a rede de táxi e de serviços de alimentação, entre outros. De acordo com cálculos da própria TAM, devem ser criados dez mil novos empregos diretos e indiretos com o hub.

"Com mais portas abertas ao mundo, a Terra da Luz iluminará ainda mais novas trilhas do desenvolvimento para seus cidadãos. A grande Fortaleza só tem a agradecer com esta escolha", finalizou Evaldo.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)