A política no Brasil e o diálogo com um extraterrestre 

Uma notícia de excepcional importância chegou ao conhecimento do redator destas Notas Vermelhas. A transmito, porém, com reservas, não por desconfiar da fonte, mas por precaução, pois a história é realmente extraordinária e pode levar muita gente a, legitimamente, duvidar dos fatos. Acontece que um extraterrestre – isso mesmo, um ET, pasmem os senhores – tem como objeto de estudo o Brasil. 

alien

Ele acompanha minuciosamente o desenrolar dos acontecimentos há muitos anos, sabe-se lá de que jeito. Como é uma mente avançada e crítica, acumulou muitas informações sobre a política brasileira. Resolveu então, para ficar mais próximo da nossa realidade, conversar informalmente com um cidadão escolhido ao acaso. Este acaso o levou a um jovem de 32 anos, morador da cidade de São Paulo, e mais detalhes sobre o entrevistado, me perdoem, mas não tenho.

Apenas sei que foi abordado por computador e recebeu provas de que realmente uma inteligência alienígena o contatava. Abaixo, um trecho do diálogo travado entre o alienígena e o brasileiro.

ET – Como vão as coisas no Brasil?

Rapaz – Péssimas, meu irmão, a corrupção tomou conta do país.

ET – Mas, de acordo com minhas informações, hoje em dia as coisas são muito mais transparentes.

Rapaz – Que nada, tem um juiz aí que prende, mas o PT vai lá e solta.

ET – O PT é o Partido dos Trabalhadores?

Rapaz – Este mesmo, o partido mais corrupto da história.

ET – Mas segundo os meus estudos o fenômeno da corrupção é antigo no Brasil, e antes de o PT ocupar o governo central raramente algo era apurado e mais raramente ainda alguém ia preso.

Rapaz – Veja bem, sempre teve corrupção, mas era muito menos.

ET – E porque a corrupção que existia antes não era apurada ou punida, em sua opinião?

Rapaz – Olha, eu não gosto da esquerda, mas a Globo não me engana não. Antes ninguém ia preso por corrupção porque tinha uma espécie de ditadura, e as pessoas não falavam as coisas.

ET – Mas se antes tinha, como você diz, “uma espécie de ditadura” e as coisas não eram apuradas, como você pode comparar o que havia de corrupção antes com o que existe agora? Afinal, como antes você não sabia do que estava acontecendo, como ter parâmetro de comparação?

Rapaz – Pô meu, você até parece petista. Você não diz que estuda nossa realidade? Não vê esse caso aí da Petrobras? Antes teve o mensalão. Os caras roubaram milhões. Não tem como antes ter mais roubo do que isso. Acabaram com a Petrobras, cara! A Petrobras está falida, não é?

ET – Não.

Rapaz – Car***, tu quer saber mais do que eu que vivo aqui? Bom, e se não está falida, falta pouco. E usaram o dinheiro que roubaram para ganhar as eleições. Você sabia que o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma, ou você vai dizer que também não é verdade?

ET – Bom, se isso é uma pergunta. Não, não é verdade.

Rapaz – Há,há…. Tá bom, você não sabe de nada, ET. Também vai dizer que não é verdade que o filho do Lula usou o dinheiro da Petrobras para comprar a Friboi?

ET – Acompanho cada passo da movimentação política em seu país e isso foi um boato sem qualquer fundamento espalhado por pessoas de um instituto ligado a um ex-presidente do Brasil.

Rapaz – Car******, seu ET petista, todo mundo sabe que o Lulinha é dono da Friboi!

ET – Deixe-me esclarecer apenas uma coisa: não sou petista. Vivo a milhões de anos-luz do seu planeta. Meu interesse pelo Brasil é apenas científico. Não desejo de modo nenhum irritá-lo.

Rapaz – Mas tu é um ET muito mal informado. Deixa eu te falar, você não lê a Veja?

ET – Não.

Rapaz – Cara, as vezes eu esqueço que você é extraterrestre. Veja é uma revista que tem aqui no Brasil, que traz todas estas informações sobre o PT.

ET – Tenho conhecimento da existência da Revista Veja, mas não a uso como fonte de informações sobre a realidade brasileira.

Rapaz – Por quê?

ET – Bom, vamos mudar de assunto. Como você parece ter grande interesse na questão da corrupção, deixa eu te perguntar uma coisa, você já ouviu falar na Lista de Furnas?

Rapaz – É uma coisa com o PT, não é?

ET – Não. Outra agora: “mensalão mineiro”.

Rapaz – Essa é mole, foi a parada do Joaquim Barbosa em que prenderam um monte de petista, certo?

ET – Não.

Rapaz – Não! Você tá louco, todo mundo sabe que o mensalão é coisa do PT.

ET – Este mensalão é outro, inclusive mais antigo, e envolve membros do PSDB.

Rapaz – Cara, na boa, não sei nada disso que você está falando.

ET – É natural que não saiba.

Rapaz – Deixa eu te perguntar, tu sabia que os petistas e os comunistas pagam a passeata dos v*** com dinheiro público?

ET – V*** é a gíria pejorativa que você usa para se referir aos humanos homossexuais?

Rapaz – Isso, mas pode chamar de v*** mesmo que aqui não tem ninguém te patrulhando, hehehehe. Aliás, aí no seu planeta duvido que tenha isso?

ET – O que?

Rapaz – V***.

ET – Não estou autorizado a dar detalhes sobre a vida em meu planeta, posso apenas dizer que nele existem várias formas de expressão sexual que convivem em harmonia.

Rapaz – Bom, então tem v***, mas por favor não avisa da passeata aqui em São Paulo, que já tá lotada, ok? Mais uma perguntinha só. Vocês são mais avançados do que nós, não são?

ET – Em relação ao atual desenvolvimento da Terra, sim, estamos em estágio muito mais avançado.

Rapaz – As empresas de vocês devem ser maravilhosas. Quando vocês vão chegar? Vocês não se interessam pelo nosso mercado?

ET – Como eu já disse não posso dar detalhes sobre o meu planeta, mas posso dizer que aqui não existem empresas ou formas correlatas há muito tempo.

Rapaz – Peraí, cara, peraí! Eu tô falando com um ET que é de um planeta comunista e cheio de v***?

ET – Bom, não é não simples assim…

Rapaz – Cara, é assim ou não é assim. Eu tenho que salvar vocês, vou enviar para aí uns textos do Olavo Carvalho.

ET – Olavo Carvalho, um que diz que é filósofo?

Rapaz – Claro, você conhece?

ET – Lógico, ele foi expulso do nosso sistema solar e vaga há milênios como um andarilho em busca de algum planeta que seja tão atrasado que ainda exista plateia para suas besteiras. Vocês ainda não perceberam que ele é louco?