Marinha do Brasil homenageia Alice Portugal

Durante cerimônia comemorativa dos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Naval (OMN) por prestar relevantes serviços à Marinha. O evento, realizado nesta quinta-feira (11), em Brasília, contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Defesa, Jaques Wagner. 

Marinha do Brasil homenageia Alice Portugal

“Essa medalha nos honra muito, porque partiu de uma iniciativa, na Comissão de Cultura, de valorizarmos os museus da Marinha. Isso é memória, é história e é, sem dúvida, cultura”, disse Alice.

No ano passado, quando era presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, a deputada destinou, por meio de emendas apresentadas pelo Colegiado ao Projeto de Lei Orçamentária para 2015, R$35 milhões de reais ao Espaço Cultural da Marinha que serão colocados no projeto do Museu Marítimo, situado no Rio de Janeiro.

Segundo Alice, o objetivo da destinação dessa emenda foi preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha, contribuindo para a conservação de sua memória e para o desenvolvimento da consciência marítima brasileira.

Data Magna da Marinha

O dia 11 de junho é lembrado há 150 anos pela decisiva Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu em 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança. A batalha travou-se às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Essa batalha naval foi disputada entre paraguaios e brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata para ganhar uma saída para o Oceano Atlântico. A batalha foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança (união entre Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai, naquele que foi o maior conflito militar na América do Sul.