Seminário promove intercâmbio educacional entre Sobral e Ontário

 Para buscar a excelência na educação pública, a Prefeitura de Sobral promoveu, na quinta-feira (11), o seminário “A Transformação de Sistemas Educacionais: Ontário-Canadá e Sobral-Ceará”. Numa parceria com o Governo do Estado e o Instituto Natura, o encontro é uma das ações para reformulação curricular de Sobral e reuniu educadores, gestores e população, no Centro de Educação a Distância do Ceará.

 Na palestra magna do seminário, a vice-ministra de Ontário, Mary Jean Gallagher, destacou a importância do professor na formação dos alunos. “Vocês são os anjos da esperança e têm em suas mão

s o poder de transformar a vida das crianças para melhor”, disse se dirigindo aos educadores presentes. “Vocês aqui em Sobral tiveram um início muito bom e estão fazendo um bom trabalho aqui. Fiquei muito impressionada com a homogeneidade dos bons resultados das suas escolas”, avaliou a canadense.

“A experiência de Sobral tem uma importância muito grande no que aconteceu no Ceará, ao longo desses anos, com o PAIC que tem uma semente muito vinculada ao que já estava acontecendo aqui e que repercutiu positivamente em tantos municípios do Estado”, afirmou a Vice-Governadora do Ceará, Izolda Cela, que tambem foi Secretária de Educação em Sobral e, posteriormente no Estado.  A Vice-Governadora destacou ainda a importância do evento: “o encontro entre Ontário, com sua experiência reconhecida internacionalmente como uma reforma educacional de resultados muito importantes, e Sobral, com nossa experiência da rede municipal, é muito simbólico porque mostra a capacidad

e de se superar permanentemente”.

Um das estratégias responsáveis pela elevação dos indicadores de qualidade de educação em Sobral foi a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que estabelece a alfabetização de todos os alunos até 7 anos de idade. Criado em Sobral, o programa foi ampliado para todo o Estado do Ceará, pelo então Governador Cid Gomes, em 2007, e foi replicado em todo o Brasil pelo Governo Federal, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O Prefeito Veveu Arruda destacou a e

ducação como o caminho para superar as desigualdades existentes no país. “Todo esforço que faço como prefeito de Sobral para melhorar o nosso sistema de educação é para construir um lugar mais justo, solidário, democrático, onde as pessoas sejam felizes”.

Na ocasião, o Prefeito e a Vice-Governadora do Ceará presentearam a representante do governo de Ontário com o livro ‘Sobral Solar’ e entregaram uma placa de agradecimento pela contribuição para com a construção de um novo currículo para a educação de Sobral. O prefeito propôs, ainda, a formalização de convênio de cooperação científica entre Ontário e Sobral e convidou a senhora  Mary Jean Gallagher para voltar ao município para falar aos professores.

Também participaram do seminário, o secretário das Cidades, Ivo Gomes; o secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda; o presidente do Conselho de Educação do Estado, Pe. José Linhares; o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Soares; o secretário de educação de Sobral, Júlio Cesar da Costa; a vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Izabelle Mont’Alverne; o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante; a diretora do Instituto Natura, Beatriz Ferraz; a doutora em Política Educacional pela Universidade de Harvard, Paula Louzano; diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de Sobral.

Referência Nacional

Sobral tem uma das melhores redes públicas de educação do país, com média 7,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação. O município está entre os 30 do Brasil que conseguiram, partindo do Ideb menor ou igual a 4,0, em 2005, chegar a 7,0 ou mais, na última avaliação. Desses, apenas Sobral é um município de grande porte.

Para conhecer a realidade em sala de aula dos alunos de Sobral, a vice-ministra de Ontário, acompanhada do prefeito Veveu e do secretário de educação de Sobral, Júlio Cesar da Costa, visitou o Centro de Educação Infantil, no bairro Domingos Olímpio, último inaugurado pelo Prefeito Veveu, o Colégio Sobralense de Tempo Integral, no complexo Monsenhor Aloísio, e a Escola Emílio Sendim, no bairro Junco.

Da redação local com informações da ASCOM/PMS