Festival contra a redução da maioridade penal é realizado no rio

Neste domingo, 15 de junho, foi realizado o Festival Amanhecer Contra a Redução que reuniu milhares de pessoas no centro do Rio de Janeiro contra a proposta de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.

O Festival Amanhecer foi realizado na Praça XV, e foi fruto da construção colaborativa de coletivos, organizações, movimentos sociais e artistas, reunindo cerca de 80 atrações de música, dança, teatro, grafite, debates, fotografia e poesia. Cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes no evento.

O movimento Amanhecer contra Redução surgiu em meados de abril, inspirado na campanha uruguaia No a la Baja, que impediu a redução da maioridade penal no país vizinho.

O Festival contou com uma ampla programação e com cinco palcos espalhados pela histórica Praça XV.

Jandira Feghali, líder da bancada do PCdoB na Câmara Federal, esteve presente no festival e concorda que a conjuntura no parlamento não é favorável:

“No Congresso, infelizmente, nós estamos andando para trás. Toda pauta que vai se estruturando e vai se estabelecendo são pautas profundamente retrógradas, de anulação de um período longo de conquistas em todas as áreas (…) Muitos dados mostram que não é só o jovem infrator grave que está no alvo desses caras. Mudar a Constituição é mudar as regras para a juventude inteira. Vai mudar a relação do Estado brasileiro com a sociedade”

*Informações: JornalistasLivres