China lança medidas para impulsionar empreendedorismo e inovação

Com a aprovação do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, o Conselho de Estado da China lançou recentemente o relatório "Opiniões sobre Políticas e Medidas para Impulsionar Empreendimentos e Inovação para as Massas Populares".

China - Li Keqiang

O documento lançou um total de 96 medidas e políticas detalhadas para impulsionar atividades empreendedoras e inovadoras no país, tais como melhoria das políticas financeiras e tributárias, facilitação de financiamento, apoio aos empreendedores, aumento de serviços e plataformas relacionados.

Segundo o documento, os empreendimentos e inovações devem ser realizados conforme a disposição estratégica de "quatro integridades" do país. As reformas devem ser a força motriz e o mercado deve desempenhar um papel decisivo na disposição dos recursos. O governo deve simplificar os processos políticos, ceder mais poderes, flexibilizar as políticas, abrir o mercado e incentivar as pessoas a criarem uma atmosfera favorável.

Além disso, deve-se aperfeiçoar os sistemas e mecanismos relacionados, elaborar mais políticas preferenciais básicas e fortalecer as coordenações e as planificações globais para estabelecer um ambiente favorável político, sistemático e de serviços públicos.

O documento enfatiza também gerar empregos através do empreendimento e promover o desenvolvimento através da inovação.