Coreia Popular reforça desejo de reunificação 

O Comité Nacional para a Implementação da Declaração Conjunta de 15 de junho publicou uma convocação para todos os coreanos do Norte, do Sul e do exterior se empenharem em remover todos os obstáculos no caminho da reunificação.

Kim Jong Un

O documento salienta que a adoção da Declaração Conjunta de 15 de junho tem como intuito acabar com as hostilidades entre o Norte e o Sul e de forma independente resolver o problema da reunificação da nação coreana através da reconciliação, cooperação, paz e prosperidade comum.

“Vamos resolver o problema de forma independente, com os esforços unidos da nação coreana”, diz a Declaração Conjunta Norte-Sul.

“Vamos retomar e ativar todos os movimentos através da execução da instrução que foi feita no período de 15 de junho. Vamos começar viagens, contatos, cooperação e a reunificação de todos os setores. Vamos lutar fortemente contra qualquer intenção de violar a dignidade e a soberania da nação, de negar a história de agressão e pilhagem no nosso território sagrado”.

O texto pede ainda o fim dos “atos hostis, exercícios militares e manobras imprudentes das forças armadas, que agravam as tensões militares e aumentam o perigo de uma guerra na Península Coreana. Nós vamos escrever uma nova história das relações intercoreanas”.