PCdoB: Quinta Vermelha debaterá ajuste fiscal e os movimentos sociais

Em mais uma edição da Quinta Vermelha, a direção municipal do PCdoB Fortaleza realizará na próxima quinta-feira (18/06) debate com o tema “O Ajuste Fiscal e a Luta dos Movimentos Sociais”. O encontro, organizado pela Secretaria de Formação do Partido, acontecerá a partir das 19h, em sua sede.

Para abrir a discussão, o evento terá como convidado o professor Reginaldo Aguiar, Coordenador Estadual Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O palestrante apresentará os principais pontos do pacote de ajustes fiscais, proposto pelo governo em âmbito federal. A medida de austeridade econômica, diante da crise mundial, preocupa os movimentos populares, pois afeta direitos trabalhistas, o orçamento da educação e diversos programas do governo.

Parte de um esforço continuado da Secretaria de Formação do PCdoB Fortaleza, a “Quinta Vermelha” já se estabeleceu como momento de discussão teórica dos comunistas da capital cearense acerca de temas que mobilizem a opinião pública por sua relevância política, econômica, ideológica ou pelo impacto na sociedade com importantes repercussões, sejam elas locais ou nacionais. Como resultado desta experiência de sucesso, a atividade acontece com periodicidade mensal.

Ajuste Fiscal

Segundo o governo, o ajuste fiscal se faz necessário por conta da forte crise econômica que o mundo atravessa nos últimos anos. Sob esta lógica, o país decidiu eliminar gastos para evitar a recessão e o retorno dos índices de inflação, mantendo o desenvolvimento através de cortes temporários no orçamento. Por outro lado, os movimentos sociais organizados defendem que, para equilibrar suas contas, o Brasil poderia aumentar impostos sobre atividades do setor financeiro e bancário, além de taxar as grandes fortunas, ação prevista pela Constituição, mas ainda não regulamentada.

Serviço

Quinta Vermelha – O Ajuste Fiscal e a Luta dos Movimentos Sociais

Data: Quinta-feira (18)
Hora: 19h
Local: Sede do Comitê Municipal (Av. da Universidade, Nº 1814 – Centro)
Palestrante: Reginaldo Aguiar – Coordenador Estadual do DIEESE
Promoção: Secretaria Municipal de Formação

De Fortaleza,
David Aragão (Especial para o Vermelho-CE)