Normas para os Jogos Mundiais Indígenas 2015 são apresentadas 

Representantes indígenas de 24 etnias nacionais e 22 internacionais participam, entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília, do lançamento oficial da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos. Observadores do governo federal, estadual, municipal e da Organização das Nações Unidas (ONU) também estarão reunidos no evento, que acontece no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Normas para os Jogos Mundiais Indígenas 2015 são apresentadas - Reprodução

O objetivo do encontro é preparar os representantes para que eles repassem todas as informações obtidas no congresso aos membros das delegações que irão participar dos jogos, como translado das delegações, desde a cidade natal até Palmas, alimentação, alojamento e cultura, entre outros.

Programação

Durante o Congresso Técnico será apresentada a composição dos jogos, bem como a programação detalhada dos 13 dias do evento. Os três primeiros serão de adaptação e os dez seguintes de esporte, cultura, gastronomia e artesanato. O intuito é envolver brasileiros e estrangeiros como também abrir o diálogo de como os povos participantes podem contribuir com os espaços.

A 1ª edição dos Jogos Indígenas é fruto dos resultados obtidos em eventos anteriores e surgiu a partir de um acordo firmado entre líderes estrangeiros de 17 países, desses 48 etnias nacionais e o governo federal por meio do Ministério do Esporte. A expectativa é reunir 1.150 atletas indígenas brasileiros, 1.100 atletas indígenas internacionais, 200 voluntários e 10 mil visitantes e turistas por dia.

Os Jogos serão realizados de 20 de outubro a 1º de novembro de 2015, em Palmas, Tocantins e faz parte de uma parceria entre o Ministério do Esporte, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) com a participação da prefeitura municipal.