Homenagem emocionante às mulheres de luta 

Na mesma semana em que a câmara federal rejeitou o pedido de avanço no que tange a participação da mulher na política, a Deputada Estadual Comunista, Leci Brandão, respeitada por todas as forças partidárias e sociais, propiciou uma manhã emocionante nas dependências da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Homens e mulheres se comoveram com a homenagem prestada pela deputada às mulheres de luta, negras e brancas, de todas as crenças religiosas, promovendo um ato unificado em nome da diversidade e da representação feminina na sociedade.

A medalha Theodosina Ribeiro, que representa a força da mulher por meio de suas ações e que influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade, foi o outorgada a 15 mulheres de luta, entre elas: a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a campeã olímpica, ex-levantadora da seleção brasileira de vôlei, Fofão, a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Angélica de Maria Mello, a fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli Carneiro, a diretora e fundadora do CEERT, Cida Bento e a rapper Preta Rara que declamou uma linda poesia e levantou a plateia presente no auditório.

Com o plenário Juscelino Kubistchek lotado, a cerimônia terminou com uma intervenção da Comunidade Jongo Dito Ribeiro e seus atabaques e a Deputada Leci Brandão cantando “ sorriso negro”.

Theosina Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Dra. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros.

Acesse o album da cerimônia e veja as fotos