ONU premia projeto brasileiro que previne a desertificação

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Ignacio Salcedo, recebeu certificado do Programa Dryland Champions, promovido pela Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do seu Departamento de Combate à Desertificação (DCD).

ONU premia projeto brasileiro que previne a desertificação

A premiação se deu em reconhecimento às atividades desenvolvidas por essa unidade de pesquisa, em cooperação com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) no âmbito do projeto Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes a Eventos Ambientais Extremos no Contexto do Semiárido Brasileiro.

A entrega do certificado ocorreu em Caicó (RN), durante o seminário Cenário da Situação Hídrica na Bacia do Rio Piancó-Piranhas-Açu: Ações para o Enfrentamento da Crise Hídrica e Ambiental, que reuniu cerca de 250 participantes.

Entregue no Dia Mundial de Combate à Desertificação (17 de junho), o prêmio reconhece projetos e iniciativas de pessoas, organizações e empresas que contribuam para o manejo sustentável da terra, melhorando as condições de vida das populações e dos ecossistemas afetados pela desertificação e pela seca. Na edição deste ano, foram premiadas 27 experiências bem-sucedidas de boas práticas de convivência sustentável de diversos estados da região semiárida.

Salcedo ressaltou que o certificado é compartilhado, além das organizações não governamentais ligadas à ASA que oferecem apoio local ao projeto, pelas 40 famílias de agricultores cujas atividades vêm sendo acompanhadas pelos bolsistas do Insa.

"Esses bolsistas atuam em municípios distribuídos nos nove estados do Semiárido onde se encontram as famílias envolvidas na pesquisa", explicou. "Estão num processo contínuo de troca de informações e de aprendizado mútuo, permitindo criar uma interface entre a ciência formal e os conhecimentos locais, contribuindo para desenvolver um novo paradigma na forma de se fazer pesquisa, utilizando laboratórios externos, sem paredes."

Trabalho solidário

O diretor do Insa ainda afirmou que o certificado reconhece o trabalho solidário e participativo de inúmeras pessoas preocupadas com o tema da convivência com o Semiárido, em um contexto de conservação dos solos, água e demais recursos naturais, baseados nos princípios da agroecologia.