Formação do Brasil: o país que mistura inclusão e exclusão social

Em uma série de 6 programa, a Rádio Vermelho vai apresentar alguns apontamentos sobre a formação social e cultural do Brasil. Nesta primeira edição, apresentaremos algumas reflexões realizadas pela historiadora e antropóloga Lília Schwarcz.

Por Joanne Mota

Formação do Brasil: o país que mistura inclusão e exclusão social

As reflexões foram realizadas durante participação da cientista na sexta edição da “Conversas Sobre África”, uma série de seminários sobre as questões ligadas à cooperação entre o Brasil e o continente africano, organizada pelo Instituto Lula.

“As raízes históricas e o combate ao racismo do Brasil” foi o tema do encontro, realizado em parceria com o Olodum, a Coordenação Nacional de Entidades Negras – Conen – e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Durante sua participação, Lília Schwarcz falou sobre a forma como a escravidão no país foi “maquiada” na narrativa histórica brasileira, inclusive nos registros de imagem, por meio de pinturas e fotografias.

“Esse sistema construiu um racismo dos mais perversos. O que é o racismo, na verdade? Não a constatação da diferença, mas a desqualificação do outro. Um racismo silencioso, que sempre joga para o outro a responsabilidade”, afirmou a pesquisadora, que é uma das autoras do livro “Brasil: Uma Biografia”.