Outras Palavras debate jornalismo de profundidade na era da Internet 

A velha mídia está em crise, em todo o mundo. No Brasil, já decadentes e sem brilho, jornais e revistas dos grupos Abril, Globo, Folha e Estado enfraqueceram-se ainda mais, em 2015, ao demitirem jornalistas em massa. A pergunta é: a Internet, vista há alguns anos como grande alternativa democratizante, poderá um dia preencher o vácuo aberto por esta queda? Ou se perderá na banalidade do Facebook e na mera crítica, sem alternativa, ao velho jornalismo? 

jornalismo e internet

Após cinco anos de esforços, construindo e desenvolvendo Outras Palavras, é hora de refletir sobre a experiência, compartilhá-la com quem se interessa por ela – mas a observa, por enquanto, de fora – e incorporar um novo grupo de colaboradores ao projeto.

No último dia 4 de julho, Antonio Martins, editor do Outras Palavras, apresentou mini-curso no qual abordou as concepções políticas, inovações editoriais e ferramentas tecnológicas que permitiram construir o site. Essa foi uma iniciativa para um movimento mais amplo.

A partir de agosto, as hipóteses teóricas e as práticas apresentadas sinteticamente em 18 de julho serão desenvolvidas num curso extensivo, voltado em especial para estudantes e jovens jornalistas, com aplicação concreta. Os participantes serão convidados a participar, experimentalmente, da redação de Outras Palavras.

O mini-curso terá duração de seis horas e ritmo intenso. Durante a manhã (das 9h30 às 12h30), serão apresentados dois aspectos teóricos ligados à construção de um novo jornalismo. Saiba mais aqui.

Serviço:

Curso: Jornalismo de profundidade na era da Internet
Dia 18 de julho, sábado, das 9h30 às 17h na sede de Outras Palavras (Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bixiga – São Paulo/SP).