UNE é contra o aumento de juros no Fies

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou em um vídeo publicado em sua página de Facebook na sexta-feira (26) que o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) terá 61.500 vagas no segundo semestre deste ano.

educação não é mercadoria UNE

Os juros do financiamento vão passar dos atuais 3,4% ao ano para 6,5%. Apesar do financiamento continuar com subsídio do governo, mantendo a taxa abaixo da inflação, a UNE se posiciona radicalmente contra o aumento da taxa.

Desde as mudanças nas regras do Fies no final do ano passado, que significaram uma diminuição do número de vagas no começo de 2015, gerando confusão e revolta nas universidades e nos estudantes, a UNE tem atuado irrestritamente em defesa dos estudantes afetados e contra a diminuição de vagas.

A entidade entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) e se reuniu com o ministro Janine Ribeiro para cobrar que os direitos dos estudantes sejam garantidos e protegidos. No início de junho, centenas de estudantes acamparam em frente ao Ministério da Fazenda contra o ajuste fiscal e os cortes na Educação no #OcupeBrasília.

Apesar das novas vagas no Fies serem uma grande conquista defendida pelos estudantes, a UNE entende que os estudantes não devem pagar pela crise. O aumento dos juros afeta diretamente a permanência na universidade.