Publicado 01/07/2015 20:35 | Editado 04/03/2020 16:25
Em pronunciamento pelo Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 30, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Evaldo Lima (PC do B) pontuou sobre os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará- SPAECE, divulgados pela vice-governadora Izolda Cela e do Secretário de Educação Maurício Holanda.
Conforme pontuou em seu discurso, 97.587 alunos do 2º ano e 115.273 do 5º ano do Ensino Fundamental das 4.192 escolas públicas participaram da avaliação, no ano de 2014. “Houve grande melhoria na avaliação de acordo com a SPAECE. O próprio Ministério da Educação , através de Manuel Palácio, Secretário Nacional de Educação Básica , destacou que o Ceará é certamente um farol que ilumina a educação básica em todo o país. Um exemplo de políticas públicas que tem mudado a vida de muitos estudantes”. O índice de educação no Estado teve um aumento de 5,5% entre 2013 e 2014.
Em Fortaleza, após três anos como o pior desempenho entre todos os municípios do estado na educação básica, a cidade melhorou seus índices. “Em nossa cidade, o número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem na alfabetização passou de 20, em 2012, para 74, em 2014. Além disto, Fortaleza aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcançou, em 2014, a marca de 147,3 pontos. Também houve redução no percentual dos alunos não alfabetizados, que caiu de 4,8% para 1,2%, o que representa uma melhora de 75%. São dados que demonstram de forma objetiva a melhoria da qualidade da Educação pública em Fortaleza”, destacou Evaldo.
O parlamentar concluiu sua fala com a informação que a CMFor autorizou a gestão do Prefeito Roberto Cláudio a realizar o concurso público para professores em Fortaleza e que estes profissionais trabalharão nas novas escolas de tempo integral e centros de educação infantil do município.
Com informações da CMFOR
Fonte: Site do Professor Evaldo Lima